quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vampiros?

Vampiros? Bem hoje vou dedicar um pouco do meu tempo a este tema que na minha openiao é bastante problematico e que hoje em dia está tao em voga .
Qual a imagem de um vampiro? As imagens que temos dos vampiros sao as que nos sao dadas atravez das lendas e principalmente do cinema.
A primeira imagem que nos surgui do vampiro esta associada ao "Dracula", estes eram seres sanguinarios com constante sede de sangue, só poderiam sair de noite para matar a sua sede, e seriam sensiveis a luz do dia , simbolos religiosos, alho etc.
Esta fora a primeira imagem dada dos vampiros, hoje em dia aparecem nos novos vampiros como em "o crupusculo" vampiros "fofinhos", "vegetarianos", amiguinhos dos humanos (suposto alimento , na idade media).
Sao essas as supostas imagens de como serao os vampiros, que pelo que parece tem vindo a mudar ao longo dos seculos passando de "sanguinarios" para "amigos", mas isto sao imagens cinematrograficas, já alguem se despos a procurar testemunhos reais ( que até podem ser inventados)mas enfim ja alguem se dedicou a isso?
Bem eu sim. Segundo as minhas pesquisas em que é dificil arranjar factos que consideremos "verdadeiros" cheguei a seguinte conclusao, nao se matem uns as outros por uns acreditarem em vampiros e outros acharem uma patetice cada um acredita no que quer ponto final.
Agora Voltando ao assunto ja vimos qua existem varias "imagens" de vampiros e existem varias tentativas de os associar a fim de descobrir a sua origem,uns associam a Caim que foi amaldicoado por deus a vaguear enternamente pela terra e nada consegueria obter desta para se alimentar e dai se virar para o sange, outros associam a sua origem a lilith, suposta primeira mulher de adao que foi expulsa do ceú e existem assim varias tentativas de descobrir a origen dos vampiros um famoso livro é o livro de Nod.
Será que existiram mesmo vampiros? Existem vampiros ? O que na realidade existe hoje e em factos historicos como o Conde vald e Elizabeth Bathory que ao cometerem actos tao sanguerentos sao vistos como vampiros.
Actualmente podemos chamar de vampiros a pessoas que bebem sangue, e existe mesmo historias assustadoras relativamente a este factor , nao vejamos o tipo beber sangue de atacar um pescoço, mas sim de raptar pessoas para depois com uma agulha lhes extrair o sangue para o beberem, é assim que actualmente se pode ver os vampiros, pessoas que vivem com sede de sangue( bem que este factor é o unico que se mantem comum com as imaguems de vampiros que nos sao dadas até hoje).
Os vampiros existiram? Existem? Eu diria que talvez mas nao como se ve nos filmes e historias, os vampiros estao sempre associados a sangue a sede deste, nao possuem poderes nem nada do genero como se conta, sao simplesmente pessoas que bebem sangue.
Os vampiros existem? Talvez...




PS: Deixo aqui uns linkes se quiserem ver relacionados com o assunto muito interesantes. http://www.youtube.com/watch?v=539xWgHhatM
http://www.youtube.com/watch?v=qKjSnmJd2Q8&feature=related

2 comentários:

  1. vampiros? pelas caracteristicas que os definem diria que estamos falar de capitalismo (futebol, comunicação social, politica, enfim o monstro cor de rosa adorado pelas massas) e sem duvida a hipocrisia da igreja catolica que nunca vai ter fim.

    essas lendas, historias ou quês sao supostas serem alegorias, esses "twilights" é mais um de aqueles filmes para encher o bolso de uns e a cabeça de outros.

    uma dica: sê mais objectiva a escrever os teus pensamentos, opiniao...




    cool out :D

    ResponderEliminar